Menu fechado

FNEAS COMEMORA 02 ANOS

No próximo sábado, dia 22 de agosto, a FNEAS – Federação Nacional das Associações de Engenharia Ambiental e Sanitária, irá comemorar 02 (dois) anos de fundação e para não deixar a data passar em branco, preparamos uma semana repleta de atividades comemorativas, referenciando o tema principal da comemoração traduzida no associativismo.


Figura 1 – Reunião dos integrantes do Fneas (Encontro de Lideres, fevereiro de 2020 – Brasilia, Brasil)

De acordo com Carlos Roberto  Romeu

       “o associativismo é uma iniciativa formal ou informal que consiste na constituição de grupos de pessoas ou de organizações que reúnem-se com o objetivo de gerar soluções, bem como superar  desafios  e  dificuldades nos mais variados âmbitos (sociais, culturais, políticos, científicos, dentre outros).”

Em síntese, entendemos que o associativismo envolve a participação, união, entendimento e cooperação que fazem um grupo de categoria terem objetivos comuns, seja para mobilizar pensamento e pessoas e/ou possibilitar que juntos seja possível criar propósitos e caminhos a serem seguidos.

E foi justamente com o pensamento associativista, em busca do envolvimento, participação, entendimento e cooperação que surgiu a Federação Nacional das Associações de Engenharia Ambiental (FNEAS).

Fundada em agosto de 2018 durante a 75ª SOEA – Semana Oficial de Engenharia e Agronomia, ocorrida em Maceió – AL, sendo formada Diretoria Executiva e Conselho Fiscal (Gestão 2018/2021), composta pelos seguintes integrantes e cargos:

 Diretoria:

  • Renato Muzzulon Júnior (FNEAS) – Presidente;
  • Liane de Moura Fernandes Costa (AEAS/DF) – Vice-presidente;
  • Áquila Levindo (AGEAMB/GO) – Secretário Geral;
  • Elizene Sarmento (AEASPA/PA) – Diretora Administrativa e Financeira;
  • Giuliano Battisti (APEA/ES) – Diretor de Política Profissional;
  • Luiz Henrique Rosa da Silva (ACEAMB/SC) – Diretor de Relações Institucionais; e
  • Rodolfo Alves (AEAMB/PE) – Diretor Social.

Conselho Fiscal:

  • Itamar Oliveira (AGEAMB/GO) – Titular;
  • Itamar Xavier (AMBTO/TO) – Titular;
  • Vitor Vieira (ABENA/BA) – Titular;
  • Natália Pinheiro (AMEA/MA) – Suplente;
  • Heloisa Pontarolo (ACSPEA/PR) – Suplente; e
  • Paula Pinheiro (APEA/PA) – Suplente;

O intuito da formação inicial da diretoria traduziu a essência dos objetivos norteadores descritos em seu estatuto, sendo emanada pelo princípio da integração e diversificação da engenharia ambiental e engenharia ambiental e sanitária distribuídas pelas cinco regionais: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil.

Segundo o atual Presidente da Federação, engenheiro ambiental Renato Muzzolon Jr.

É momento de comemoração e também de alegria, pois tiramos um sonho do papel e o tornamos realidade. Hoje a FNEAS é o que é graças ao empenho de cada um”

Hoje a FNEAS, tem muito a comemorar. Atualmente, congrega 35 entidades federadas estabelecidas no território nacional, buscando representar as associações de engenharia ambiental e engenharia ambiental sanitária perante os governos e órgãos internacionais, incentivando intercâmbio técnico profissional e social entre as federadas; incrementando as relações individuais e coletivas dos engenheiros entre os estados do Brasil; zelando pela observância da regulamentação e pelo cumprimento do código de ética profissional.

Além de todas essas ações, a FNEAS veio para contribuir também com o sistema CONFEA/CREA por meio da renovação, inovação e desburocratização.

Sabemos que ainda somos jovens e que os desafios estão somente começando, devemos agir com parcimônia e união de forma a nunca desistir de nossos objetivos e propósitos.

Fonte: Texto elaborado pela Gerência de Comunicação da FNEAS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *