Menu fechado

ACEAMB nomeia novo representante para o Conselho da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga

O presidente da Associação Catarinense de Engenheiros Ambientais – ACEAMB, Guilherme Meller, indicou no último dia 12, quinta-feira, o associado Engenheiro Ambiental Guilherme da Silva Ricardo para assumir a representatividade da ACEAMB junto ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga – CBHRU.

Ricardo é Engenheiro Ambiental formado pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, atualmente esta concluindo o mestrado no Programa de Pós Graduação Mestrado em Ciências Ambientais pela UDESC, cujo tema de sua dissertação é “A gestão de recursos hídricos na bacia hidrográfica do Rio Marombas, localizada no Planalto Serrano de Santa Catarina”.

Ricardo destaca que essa participação é de extrema importância para a categoria dos engenheiros (as) ambientais, pois é uma oportunidade para que este profissional possa contribuir por meio de uma visão técnico-sistêmica a respeito dos problemas relacionados aos recursos hídricos em uma bacia hidrográfica.

“Sinto-me honrado com a confiança depositada em mim pelo presidente Meller, vou atuar pautado por critérios técnico-científicos que norteiam o engenheiro ambiental, tendo a gestão dos recursos hídricos como ferramenta para o desenvolvimento sustentável da bacia hidrográfica”.

A Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga – BHRU localizada no sul do estado abrange 10 municípios com uma população aproximada de 118 mil habitantes, distribuídos em uma área total aproximada de 679,16 km².

Por ser uma bacia pequena e com sua foz conectada a um complexo lagunar, a gestão dos recursos hídricos na BHRU representa um grande desafio, uma vez que tais características associadas à expansão da urbanização e agricultura tendem a gerar conflitos pelo uso da água, principalmente em períodos de baixa disponibilidade hídrica.

É função do Comitê de bacia gerenciar os conflitos e riscos à garantia desse recurso as gerações presentes e futuras. Também é atribuição do Comitê promover a gestão participativa da água na bacia, discutir seu uso dada a diversidade de interesses em relação ao recurso hídrico e aprovar o Plano de Recursos Hídricos da Bacia, documento de base técnica que norteia a gestão dos recursos hídricos na bacia hidrográfica.

O CBHRU, criado pelo Decreto nº 4.934, de 1º de dezembro de 2006, é um órgão colegiado, de caráter consultivo e deliberativo, vinculado ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos – CERH.

É composto por 40 membros titulares distribuídos em três segmentos: Usuários de Água com 16 membros, Sociedade Civil com 16 membros e o segmento do Poder Público com 08 membros.

O engenheiro ainda destaca que a ACEAMB se enquadra no segmento da Sociedade Civil e que os membros do Comitê devem ser pessoas de reconhecida capacidade nos assuntos relacionados com a área de atuação no segmento representado, e conclui afirmando que representará a ACEAMB e os Engenheiros (as) Ambientais de forma plena e amparada pelo código de conduta e ética do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, sistema CONFEA/CREA.

*Fonte de dados utilizada: Secretaria do Desenvolvimento Sustentável do Estado de Santa Catarina – SDS/SC.

14 Comentários

  1. steeple

    I have been pregnant 2 x with twins and sorry it only takes one egg splitting into 2 for twins both sets of twins were a result of no fertility drugs what so ever. nolvadex xt The development of amenorrhea and hypoestrogenism associated with elevated gonadotropins prior to the age of 40 defines ovarian failure.

  2. Nommelt

    The vector also contains an upstream CMV enhancer promoter fused to the R and U5 domains of the EIAV long terminal repeat LTR sequence, the viral Rev Responsive Element RRE, RNA encapsidation sequence ОЁ, the woodchuck hepatitis virus post transcriptional regulatory element WPRE and a 3 self inactivating SIN LTR sequence does lasix cause diarrhea 3, 4 Endocrine factors may influence the clinical course of malignant melanoma, and responses to tamoxifen have been reported

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *