Como a comunicação assertiva pode auxiliar o engenheiro ambiental?

No cotidiano de todo engenheiro e engenheira, precisamos convencer pessoas, sejam elas nossos clientes, sejam elas nossos chefes.

Precisamos vender nossos projetos, nossos produtos. Convencer que nossa proposta é aquela que irá solucionar os problemas do interessado. E foi com esse tema em mente que a ACEAMB, junto com os patrocinadores Blue – Universo Criativo e Laboratório H2O, convidou Leandro Bianchi para apresentar sua palestra “Como convencer alguém em 90 segundos”.

O nome da palestra faz referência ao livro, de mesmo nome, escrito por Nicholas Boothman.

Não existe técnica mágica que fará com que você convença a todos em um minuto e meio, mas podemos melhorar alguns comportamentos para facilitar nossas negociações, tais como:

  • Postura no momento de cumprimentar seu cliente;
  • Sorria, ninguém gosta de trabalhar com mal humorados;
  • Reflita nas pessoas como você quer ser tratado;
  • Escute mais e fale menos.

Quando você vai conhecer um novo cliente, a postura e um aberto de mão confiantes podem facilitar muito e aumentar suas chances de fechar novos negócios. A mesma observação também vale para sorrisos (não precisa exagerar), os quais tornam as pessoas mais amigáveis.

O terceiro item, refletir nas pessoas como você quer ser tratado, pode ser testado facilmente no seu dia a dia, basta você dar “Bom dia, tudo bem?” e a pessoa irá retornar uma resposta semelhante. Mas tente incrementar seu cumprimento, pergunte como foi o final de semana? Como foi a ultima partida de futebol? – Mas lembre-se, não seja muito invasivo – E você terá pessoas sem saber o que responder exatamente.

E por fim, a regra de ouro, escute mais e fale menos. Faça perguntas, interaja, mas não seja o centro das atenções, deixe seu cliente falar e veja quais são as dores de cabeça dele, resolva elas.

Além disso, a palestra foi encerrada após uma seção de perguntas e respostas, onde engenheiros ambientais, agrimensores, civis e químicos tiraram suas dúvidas e puderam aplicar tais conceitos para melhorar suas consultorias e serviços.

IMG_20171107_192930
Palestra de Entrega do certificado de palestrante à Leandro Bianchi
IMG_20171107_204907
Entrega do certificado de palestrante à Leandro Bianchi

14 thoughts on “Como a comunicação assertiva pode auxiliar o engenheiro ambiental?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *