É comum surgirem dúvidas e questionamentos sobre o papel de uma associação perante os moradores, empresas ou até mesmo os estudantes. Mas antes de explicarmos o que faz uma associação e qual o seu papel, vamos entender suas diferenças em relação a outras entidades como:
· Cooperativas;
· Conselhos; e
· Sindicatos.
A diferença entre essas instituições costuma ser alvo de dúvidas, o que muitas vezes dificulta que o profissional busque o atendimento mais adequado para solucionar seu problema.
As cooperativas, por exemplo, têm a finalidade essencialmente econômica e seu principal objetivo é viabilizar o negócio produtivo dos associados junto ao mercado. Sendo que elas têm a finalidade de desenvolver uma atividade comercial em média ou grande escala de forma coletiva. Exemplos de cooperativas são as cooperativas de catadores, de agricultores, de energia e bancos.
Os conselhos, por outro lado, têm a função de orientar o professional sobre os verdadeiros exercícios de seus ofícios, zelar pela ética do professional em todas as suas áreas de atuação, regular os limites de atuação do professional, registrar, cadastrar, atualizar e fiscalizar os dados dos profissionais, bem como assegurar para a sociedade que os serviços estejam sendo realizados por profissionais habilitados e divulgar e discutir temas como ética profissional, áreas de atuação e exercício legal da profissão.
Exemplos de conselhos seriam o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).
Já os sindicatos visam coordenar, defender e representar legalmente todas as categorias profissionais pertencentes as esferas públicas e privadas perante as autoridades e poderes. São responsáveis também pela fiscalização, orientação com relação ao cumprimento das legislações trabalhistas e oferecimento de assistência professional visando sempre defender os direitos dos associados.
Agora que você compreendeu a diferença entre sindicatos, cooperativas e conselhos, vamos entender o que é uma associação.
Associação pode ser compreendida como a organização resultante da reunião legal entre duas ou mais pessoas, com ou sem personalidade jurídica, sem fins lucrativos para a realização de um objetivo comum. Ela visa defender o direito dos seus associados, promover treinamentos e aprimoramento do conhecimento e representar seus profissionais em eventos e espaços políticos.
Ela promove a integração dos profissionais através de encontros, simpósios e fóruns, difunde resultados de pesquisas e inovações nas áreas de atuação; além de apoiar e promover atividades que visem a melhoria quanto ao posicionamento, tanto dos profissionais como dos futuros profissionais, perante ao mercado de trabalho.
O que diferencia, por exemplo, uma associação de uma cooperativa está na natureza dos seus processos, sendo que as associações têm por finalidade a promoção de assistência social, educacional, cultural, representação política, defesa de interesses de classe e filantropia.
Numa associação, por exemplo, os associados não são na maioria das vezes os donos, ou seja, o patrimônio acumulado pela associação, no caso de sua dissolução, deve ser destinado a outra instituição semelhante, conforme determina a lei.
Outro detalhe é que todos os ganhos pertencem à população de modo geral e não aos associados, pois, conforme a lei, tais ganhos devem ser destinados à alguma atividade promovida pela associação. Na maioria das vezes, os associados não são nem mesmo os beneficiários da ação do trabalho da associação.
Uma das desvantagens da associação em relação à cooperativa é que a associação engessa o capital e o patrimônio. Em compensação, o gerenciamento é mais simples e o custo de registro é menor.
Exemplos de associação são as associações de estudantes ou a própria Associação Nacional dos Engenheiros Ambientais (ANEAM).
Texto escrito por Émilin Casagrande de Souza. Engenheira ambiental, tem experiência na área de saneamento e gestão ambiental, buscando soluções usando QGIS e Bizagi e divulgando suas ideias e conhecimentos no Blog 2 Engenheiros.
Oh my goodness! Impressive article dude! Thank you, However I am encountering problems with your RSS.
I don’t understand why I am unable to join it. Is there anyone else getting
similar RSS problems? Anyone who knows the answer will you kindly respond?
Thanks!!
medicijnen zonder voorschrift in België Hersil Cercola médicaments sans ordonnance disponible en Espagne
Medikamente in Europa kaufen Evopharm Maaseik Medikamente online in Spanien kaufen
Freiverkauf von Medikamenten in Spanien Elisium Hardinxveld-Giessendam medicijnen online
bestellen in Enschede – eenvoudig en betrouwbaar.