Menu fechado

Geoprocessamento em 5 Dias.

O Instituto Atta de Inovação Ambiental está promovendo nos dias 1, 2, 3, 4 e 5 de outubro de 2018, das 19 as 22 horas, na Rua Thomé de Souza, n° 829 – Bairro Michel – CEP 88803-140 – Criciúma – SC (Anexo a Inspetoria do Crea-Criciúma) o Curso de “Geoprocessamento Prático”.

Folder do Curso. Fonte: Instituto Atta.

O curso será ministrado pelos Engenheiros Ambientais Fernando Basquiroto de Souza e Luiz Henrique Rosa da Silva. As atividades práticas poderão ser desenvolvidas tanto no software ArcGIS como no QGIS, além disso, o profissional poderá optar por cursar módulos específicos.

As inscrições podem ser realizadas clicando aqui.

O primeiro Módulo “Introdução ao Geoprocessamento” irá abordar os princípios básicos de geoprocessamento, da cartografia aos sistemas de coordenadas.

Mapa do Primeiro Módulo. Fonte: Instituto Atta.

Também será abordado os principais formatos de arquivos do SIG e explicaremos como utilizar os bancos de dados deles. De acordo com os instrutores:

Para cada software em uso (ArcGIS e QGIS), apresentaremos sua interface e suas peculiaridades, sendo que ao fim da aula, realizaremos um Mapa de Localização.

No segundo Módulo “Georreferenciamento de Imagens Aéreas” será ensinado os diferentes métodos de georreferenciamento e suas principais vantagens e desvantagens.
Mapa do Segundo Módulo. Fonte: Instituto Atta.

As margens de diferentes corpos hídricos são protegidas por lei, cabendo ao profissional da área de meio ambiente demonstrar a localização destas áreas. Então, no terceiro Módulo“Áreas de Preservação Permanente de Rios e Nascentes”, você aprenderá a criar mapas de APP de margens de rios, lagos e nascentes, assim como mapear o uso do solo destas áreas.

Terceiro Módulo. Fonte: Instituto Atta.

O desenvolvimento de indicadores ambientais auxilia em várias tomadas de decisão. Cruzar informações espaciais e criar um indicador é essencial para o planejamento territorial. Neste quarto Módulo “Sobreposição de Mapas“, você irá aprender a criar um indicador de susceptibilidade à erosão com mapas de declividade e uso do solo.

Sobreposição de Mapas. Fonte: Instituto Atta.

O quinto e ultimo Módulo “Interpolação de Dados e Mapas de Fluxo” envolverá conceitos básicos de geoestatística para interpolação de dados, sendo que, a partir desta interpolação, iremos criar um mapa de fluxo de água em superfície e subterrânea.

Mapa de Fluxo. Fonte: Instituto ATTA.

Vale salientar que o valor do curso todo (todos os módulos) é R$ 500,00 e o curso por módulo é R$ 120,00 (cada módulo).

Faça já sua inscrição no seguinte link: https://www.atta.eng.br/eventos/eventos/geoprocessamento-pratico/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *