Menu fechado

Entrevista com o Eng. Ambiental Guilherme da Silva Ricardo

Formação:

Eu sou bacharel em Engenharia Ambiental formado pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Atualmente estou em fase de conclusão do curso de Pós Graduação Mestrado em Ciências Ambientais, também pela UDESC.

Atua em qual região do estado?

Como sou engenheiro registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina – CREA/SC atuo em todo o estado de Santa Catarina por meio de projetos e consultoria em engenharia ambiental.

Qual a sua especialidade?

A engenharia ambiental possui muitas áreas de atuação, é natural que cada engenheiro busque se especializar.

Eu, além de realizar projetos e consultoria ambiental para licenciamento de empresas e empreendimentos, busquei aprimorar meus conhecimentos nas áreas de hidrologia, hidráulica e modelagem hidrológica e hidrodinâmica.

Com a minha especialização nestas áreas e o trabalho em equipe, realizamos serviços técnicos como:

  1. Estudos hidrológicos para licenciamento ambiental de estruturas hidráulicas como barramentos em canais, pequenas centrais hidrelétricas, central de geração hidrelétrica, canais de drenagem, entre outros.

     

  2. Estudos de cenários de inundação para delimitação de áreas sujeitas a inundação frente a eventos extremos, aplicados a gestão de cidades, e loteamentos em fase de licenciamento.

     

  3. Laudos de empreendimentos, empresas e edificações em áreas sujeitas a inundação.

     

  4. Parecer técnico com delimitação de áreas de risco de inundação para gestão de riscos e desastres no contexto da defesa civil, entre outros.

Os estudos técnicos, laudos e pareceres técnicos são elaborados de forma individual e/ou por meio de equipe técnica multidisciplinar, e quando necessário são conduzidos aos órgãos ambientais como Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina – IMA, Fundações Municipais de Meio Ambiente, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente – IBAMA.

De que forma está contribuindo com o desenvolvimento social, ambiental e/ou econômico do estado de Santa Catarina?

Bom, eu procuro sempre fazer minha contribuição como cidadão catarinense, com práticas ambientais sustentáveis seja na minha casa ou no ambiente de trabalho, separando resíduos sólidos em recicláveis e não recicláveis, usando a água de forma consciente entre outras atividades.

Como engenheiro, minha contribuição se dá pela regularização ambiental de empreendimentos como empresas, obras e instituições por meio do licenciamento ambiental em órgãos ambientais.

Também estou contribuindo com o desenvolvimento social ambiental e/ou econômico do estado de Santa Catarina, por meio da minha participação no Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga, localizada na Região Hidrográfica 10 – RH10 de Santa Catarina. O plano é um importante instrumento para o gerenciamento atual e futuro dos Recursos Hídricos na bacia hidrográfica.

 

Um projeto que participou que foi um marco na sua atuação profissional?

Um projeto que participei e que marcou minha atuação profissional foi o projeto denominado Modelagem Hidrológica e Hidrodinâmica de Eventos Extremos em Lages/SC.

O estudo realizado no escopo do projeto de pesquisa do departamento de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC aplicou a modelagem computacional para delimitar as áreas sujeitas a inundação no perímetro urbano e rural do município.

A partir das informações obtidas com o estudo, criou-se base técnica para órgãos como a prefeitura municipal e defesa civil atuarem estrategicamente na mitigação e gestão dos impactos causados por cheias na cidade.

Mais detalhes sobre os resultados obtidos podem ser obtidos no link.

<
http://www.ibeas.org.br/congresso/Trabalhos2015/VIII-040.pdf>

Figura 1 – Áreas urbanas e rurais sujeitas a inundações em uma cidade de SC (Fonte: Autor, 2018)

 

Figura 2 – Modelagem hidrodinâmica de um canal de drenagem em SC (Fonte: Autor, 2018)

 

 

Para entrar em contato ou saber mais sobre seu trabalho, quais os canais você utiliza?

Para entrar em contato comigo, os meus contatos são:

E-mail 01: guilherme@plenoengenharia.com.br

E-mail 02: guilhermericardo@terra.com.br

E-mail 03: guilhermericas@gmail.com

Telefone/Whats app: (48) 9 9994-6511

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *